Fisioterapia Veterinária

1) O que é a fisioterapia veterinária? A Fisioterapia veterinária é uma nova especialidade da medicina veterinária, visando o bem-estar animal através do controle da dor, podendo evitar o ato cirúrgico, sendo que, quanto mais precoce se inicia o tratamento, mais rápidos são os resultados.

2) Indicações e benefícios da fisioterapia veterinária:

O principal benefício é o controle da dor, seja ela aguda, como no caso de trauma ou dehérnias de disco, quanto no tratamento da dor crônica, como em casos de artrose, bico-de- papagaio ou displasia. Em relação as cirurgias, a fisioterapia acelera o tempo de recuperação de cirurgias ortopédicas, tanto em fraturas quanto em cirurgias articulares. Em muitos casos pode até.

3) Equipamentos utilizados na fisioterapia veterinária:

São utilizados todos os aparelhos utilizados na fisioterapia humana, como o ultrassom, eletroterapia, manipulações, alongamentos e massagens. A maioria dos cães idosos apresenta artrose e diminuição da atividade física, podendo muitas vezes levar à obesidade. A fisioterapia veterinária é um excelente tratamento para artrose, tanto com o uso do ultra-som, quanto os alongamentos, massagens e eletroterapia e fortalecimento muscular. Esse exercício eleva o bem-estar animal, aumentando sua capacidade de realizar exercícios e atividade física.

4) Filhotes de cães também podem ou devem ser tratados com fisioterapia?

Sim!!! Principalmente animais que apresentem alterações genéticas como displasias e luxação de patela. Nesses casos, a fisioterapia veterinária é de suma importância na prevenção da progressão da doença, muitas vezes evitando uma futura cirurgia.