Fique atento as patinhas do seu Pet

patinha1A falta de pelagem, vermelhidão e edema próximo a unha e entre os dedos pode parecer algo sem importância, mas pode causar muito desconforto ao animal, fazendo com que ele fique mordendo ou lambendo, causando lesões muitas vezes sérias.

Essa alteração é chamada de pododermatite, que apesar de ter diversas causas, na maioria das vezes ela está presente no animal alérgico.

Quando atendo pela primeira vez um paciente que desconfio que ele tenha alergia, costumo brincar com o tutor dizendo que tenho certeza que ele fica lambendo a pata. Chega a ser engraçado como eles sempre me perguntam assustados como eu sei disso. A coceira que eles sentem nessa região pode aparecer já no início da crise alérgica e perdurar por muito tempo.

Essa imagem é da Estrela, uma paciente que tem pododermatite secundária a uma alergia. Nas fotos é possível ver a vermelhidão, edema e demais alterações pelo corpo, mostrando que no caso dela, a alergia levou a uma infecção em toda pele.

Sempre observe os dedos de seu cão e leve a uma avaliação veterinária se perceber algo de diferente nas patas, pois quando esses problemas são percebidos logo, a pododermatite tende a ser mais simples de ser tratada e quem mais ganha com isso é o seu melhor amigo.

 

 

patinha2Veterinário Ricardo Pereira de Lucena
(Crmv rj 14077)