Entenda o que é Anatomia Patológica Veterinária Trans-operatória

O que é?

A anatomia patológica trans-operatória ou perioperatória, ou mais popularmente conhecida como congelação, é quando o patologista veterinário acompanha a cirurgia de retirada de tumores para ajudar o cirurgião na tomada de decisão.

Qual a importância ?

A anatomia patológica trans-operatória é o melhor e mais seguro e eficaz para o animal no procedimento cirúrgico quando trata-se de retirada de tumores. Tem o objetivo de retirar o tumor preservando o máximo possível de tecido saudável do animal. A presença do patologista no centro cirúrgico, avaliando o tecido em tempo real, através da técnica de congelação, vai garantir uma cirurgia com margens seguras, ou seja, sem deixar tumor pra trás que poderá crescer e contaminar outros órgãos, além de permitir uma decisão terapêutica muito mais rápida e assertiva. O paciente sai do centro cirúrgico com o tratamento efetivo, por saber com que tipo de tumor estamos lidando.

Como funciona?

O tumor retirado vai para o patologista na hora, dentro do centro cirúrgico, onde este, utilizando a técnica de congelação, rapidamente prepara o material para a análise ao microscópio. Olhando ao microscópio o médico veterinário patologista consegue ver se a margem está normal, se ainda tem foco de tumor e onde está este foco. Então o cirurgião sabe se está tudo bem ou se precisa retirar mais um pouco, para ampliar a margem de segurança. Tudo ali na hora, evitando que o animal depois de 15 a 20 dias, com o laudo anatomopatológico, tenha que se submeter a uma nova cirurgia. Além disso, é possível dizer que tipo de tumor está presente, o que traz uma decisão terapêutica muito mais rápida e efetiva.

Segurança para o animal e para o cirurgião. Saber as condições microscópicas durante o ato cirúrgico tem um valor prognóstico imensurável, garantindo e assegurando a melhor conduta terapêutica, para a saúde e bem estar do animal.

 

MV DSc. Sabina Scardua
CRMV 7316
Foco no Bem estar animal
Equipe veterinária – Praia dos Bichos