HOMEOPATIA E VETERINÁRIA

“A mais alta e única missão do médico é restabelecer a saúde nos doentes, ou seja, curar”. Com está frase o medico alemão Samuel Hahneman, em 1810, inicia seu livro O Organon da Arte de Curar, ou Exposição da Doutrina Homeopática, e apresenta o sistema médico homeopático para a academia medica de sua época. Portanto, há 208 anos a homeopatia vem salvando vidas, aliviando sofrimentos, tratando doenças, curando homens e animais.

Sim, animais! Muitas pessoas já ouviram falar em tratamento homeopático, mas desconhecem a medicina veterinária homeopática. Especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária e pelo MEC. Causa surpresa que está terapêutica possa ser aplicada aos nossos cães, gatos, aves, peixes, repteis, animais de produção ou selvagens.

Mas o que é a homeopatia? Muito resumidamente, a homeopatia é uma especialidade médica que tem uma abordagem holística do paciente, da doença e do ambiente, levando em conta heranças genético-hereditárias, influencias do meio ambiente, de hábitos e as tendências mórbidas individuais no desenvolvimento de doenças, ou na manutenção da saúde. A partir de então é proposta uma terapêutica com medicamentos dinamizados, escolhidos a partir da Lei dos Semelhantes. Ou seja, a substancia que provoca efeitos e sintomas clínicos no organismo saudável, é usada como medicamento em uma doença que provoque estes mesmos sintomas. Estas substancias podem ser dos reinos animal, vegetal ou mineral, e podem ser toxicas, inertes, ou remédios já consagrados. A técnica de dinamizar consiste em diluir e agitar essas substancias, eliminar seus efeitos tóxicos, despertar, ou potencializar, propriedades curativas.

A pratica da clínica veterinária há duas décadas, a partir de uma visão holística, observando vantagens e desvantagens da medicina alopática e homeopática, suas limitações e sinergismos, levam-me a entender o papel do médico-veterinário como o de um assessor-consultor ajudando pessoas que buscam nossos serviços. De forma que a relação entre tutores e seus companheiros “quase” humanos seja prazerosa e benéfica para ambos. A homeopatia pode atuar no tratamento de distúrbios digestivos, urinários, cutâneos, locomotores, endócrinos, etc.

 

Por Veterinário João Macedo Barroso.