Esterilização e Castração

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer pelo seu pet.

Esterilizar e castrar são parte da posse responsável de animais. São procedimentos cirúrgicos que impossibilitam a reprodução.
Acreditamos que esterilizar ou castrar é uma das melhores decisões que você pode tomar para a saúde de seu pet, assim como para o bem-estar dos animais na comunidade.

 

Os principais benefícios são:

Saúde aprimorada e vida mais longa. – Pesquisas mostram que animais esterilizados ou castrados vivem mais e são menos propensos a contrair câncer, infecções e outros problemas de saúde.
Problemas de comportamento reduzidos. – Esterilizar e castrar podem diminuir comportamentos indesejados, como fugas ou passeios, marcação de território com urina, eliminação inapropriada de fezes ou urina, ou simulação de coito.
Menos animais abandonados. – Você também fará sua parte para reduzir o número de cãezinhos ou gatinhos indesejados que são levados a abrigos de animais a cada ano.

 

Perguntas:

Quando devo esterilizar ou castrar meu animal?

A maioria dos cães e gatos está apta à reprodução quando com cerca de 6 a 12 meses de idade, então o procedimento deve ser feito antes dessa idade.

A anestesia é arriscada?

Apesar de haver sempre um risco inerente com anestesia, hoje é extremamente seguro. Através de exames físicos e testes sanguíneos, seu veterinário garantirá ao procedimento que não haverá problemas ocultos. Durante a anestesia, a frequência cardíaca, oxigênio no sangue e outros parâmetros serão monitorados de perto. Depois da cirurgia, seu veterinário e equipe observarão com atenção seu animal até que ele ou ela esteja completamente acordado.

O procedimento machucará meu pet?

Qualquer procedimento cirúrgico envolve dor. Seu veterinário foi treinado nos protocolos de controle da dor mais atuais, para que a dor de seu animal seja minimizada durante e após o procedimento. Orgulhamo-nos de estar a par dos novos medicamentos e protocolos disponíveis, para que possamos prover o cuidado mais compassivo possível para seu pet.

 

Proteger seu animal

Operar seus pets pode ajudá-los a resistir a doenças e até mesmo estender suas vidas.

A remoção dos órgãos reprodutores de fêmeas antes de seu primeiro cio (cerca de 6 meses de idade) reduz a chance de câncer de mama em 95%. Uma vez que esse benefício diminui a cada vez que seu animal entra no cio, é melhor que sua pet seja esterilizada mais cedo em sua vida.

Pesquisas demonstram que animais esterilizados vivem mais. Esterilizar também elimina a possibilidade de infecção uterina, que pode ser fatal, assim como as chances de câncer de ovário ou útero.

Em machos, remover os testículos ajuda a prevenir certas doenças infecciosas assim como a hipertrofia (aumento) da próstata, um problema relacionado à idade que pode tornar o ato de urinar doloroso e difícil. Castrar também elimina a possibilidade de câncer nos testículos.

E uma vez que esterilizar e castrar diminui a influência dos hormônios responsáveis pela reprodução no comportamento, seu animal será menos propenso a vagar (fugir ou passear) ou ser agressivo.

castracao2

 

“Esterilizar” se refere às fêmeas

Também chamada de ovariohisterectomia, esterilização é um procedimento cirúrgico em que cada um dos dois ovários e o útero são completamente removidos de sua pet.

O procedimento é uma grande cirurgia e é realizada enquanto seu animal está sob anestesia geral. Após a conclusão, a incisão é fechada com suturas (pontos), cola cirúrgica ou grampos para pele. A incisão levará de 10 a 14 dias para sarar.

 

“Castrar” se refere aos machos

A castração envolve a remoção de ambos os testículos em seu animal.

É um pequeno procedimento cirúrgico que é feito enquanto seu pet está sob anestesia geral. Após a conclusão, a incisão é fechada com suturas (pontos) ou cola cirúrgica e levará de 10 a 14 dias para sarar.

Para cada procedimento, certifique-se de seguir cuidadosamente as instruções de seu veterinário a respeito da sua dieta (comida) e água na noite anterior à cirurgia de seu animal.

 

Nenhum animal deveria ser indesejado

Esterilizar e castrar garante que seu pet não contribua com o enorme problema de superpopulação de animais. Organizações que abrigam animais abandonados estão sobrecarregadas com o número de pets indesejados.

A HSUS (Sociedade Humana dos Estados Unidos) estima que entre 3 e 4 milhões de cães e gatos indesejados são sacrificados (eutanasiados) por ano nos abrigos do país. É por isso que esterilizar ou castrar seu animal é uma parte tão importante de ser um dono responsável.

Algo a se pensar: mesmo se você puder garantir lares para todas os cãezinhos ou gatinhos que seu animal tiver, isso significa simplesmente que haverá menos lares em potencial para animais abandonados.

 

Dica Animal:

1. Certifique-se de seguir cuidadosamente as instruções de seu veterinário a respeito da sua dieta (comida) e água na noite anterior à cirurgia de seu animal.
2. Quando seu pet retornar ao lar, lembre-se de mantê-lo quieto e confinado à casa por alguns dias, para possibilitar o tempo de cura.
3. Administre a medicação para dores de pós-operatório conforme instruído.