Bem-estar do pet adulto

Mantendo seu animal com o máximo de saúde.

Seguindo o conselho de seus veterinários, você pode ajudar seu pet a viver a vida mais longa e saudável possível.

 

O que você deve saber sobre seu pet adulto:

Seu animal deve ser examinado ao menos uma vez no ano. Seu veterinário realizará um exame físico completo e consulta de saúde, e uma revisão dos cartões de vacinação (a necessidade de vacinas pode variar de animal para animal).
Muitas doenças são facilmente prevenidas ou controladas. Algumas têm prevenção de 100%com o tratamento preventivo adequado, e muitas podem ser controladas com sucesso se detectadas cedo o bastante.
Certifique-se de prover a nutrição adequada. A alimentação correta e um planejamento de exercícios sensível e regular são muito importantes para a saúde e longevidade do seu pet.

 

Perguntas e respostas

Com que frequência meu animal deve ser vacinado?

A agenda de vacinação de seu pet varia de acordo com a idade, com riscos individuais de contrair certas doenças e com tipo de vacina. Em geral, uma vez que a imunidade é estabelecida, animais adultos receberão doses de vacina uma vez a cada 1 a 3 anos. Durante o exame anual de seu pet, seu veterinário recomendará quaisquer vacinas que considere necessárias.

Como posso prevenir dirofilariose (parasita do coração)?

Animais contraem a dirofilariose através da mordida de um mosquito. Reconhecidamente, há excelentes produtos preventivos que podem ser administrados de maneira oral ou sobre a pele mensalmente para prevenir a doença do parasita do coração.

Meu animal está destruindo nossa mobília. O que devo fazer?

Se você tem problemas de treinamento ou comportamento com seu pet, peça o conselho de seu veterinário sobre como resolver isso. Se necessário, ele ou ela pode também dar referências de especialistas em comportamento animal ou um treinador de animais.

A importância de exames físicos regulares

Todos os animais adultos saudáveis precisam ser examinados ao menos uma vez ao ano a fim de prevenir ou detectar problemas de saúde.

Exames regulares para animais adultos no mínimo permitirão que você saiba que seu pet aparentemente saudável está saudável ou, em outros casos, te ajudarão a perceber problemas de saúde antes que se tornem mais sérios.

Em geral, a rotina de visita anual do seu pet ao veterinário inclui o seguinte:

Uma consulta de saúde, em que seu veterinário irá perguntar e responder questões sobre a rotina diária de seu animal e fazer recomendações de cuidados de saúde e nutrição apropriados para o estágio de vida de seu pet.
Um exame físico com toque, durante o qual seu veterinário se certificará de que tudo está bem, ouvirá o coração e pulmões e examinará os olhos, ouvidos e boca de seu animal para checar sinais de doença.
Vacinas apropriadas para idade e risco, para proteger de doenças a que seu pet pode estar suscetível.
Exame de fezes para checar a presença de qualquer parasita intestinal.
Testes de diagnóstico adicionais, como de trato sanguíneo, análise de urina ou radiografias, conforme indicado pelas conclusões do exame físico.
Recomendações a respeito da rotina de cuidados de bem-estar para seu animal, tais como pulgas, carrapatos e controle de parasitas intestinais, teste e prevenção de dirofilariose (parasita do coração) e limpeza dental.

Proteção parasitária

Como você pode manter seu animal a salvo de parasitas:

Parasitas intestinais

Você pode manter seu pet a salvo de vermes intestinais com testes e exames rotineiros de fezes e seguindo os conselhos de seu veterinário a respeito de métodos vermífugos e medicação preventiva.

Pulgas e carrapatos

Muitos animais são altamente alérgicos a pulgas e podem sofrer severamente se deixados sem tratamento. Além disso, pulgas e carrapatos podem transmitir doenças. Felizmente há muitos produtos seguros e eficazes disponíveis, indicados por seu veterinário, que protegem contra pulgas e carrapatos.

Dirofilariose (doença do parasita do coração)

A infeção da dirofilariose é um problema sério para cães e gatos. A chave para evitar a doença em seu animal é através da prevenção. Pergunte a seu veterinário sobre os medicamentos seguros e eficazes para preveni-la.

 

Visite seu veterinário se você notar:

• Perda de peso sem explicação
• Diarreia ou vômito
• Perda de apetite ou letargia
• Mudanças de comportamento
• Caroços, manchas ou irritação cutânea
• Claudicação (animal mancando)
• Beber ou urinar em excesso
• Mau hálito, tártaro nos dentes ou sangramento nas gengivas
• Odores nas orelhas, vermelhidão, coceira ou cabeça tremendo

Sinais de infestação parasitária em potencial:

• Vômito
• Diarreia
• Abdômen distendido
• Letargia
• Coceira
• Sinais visuais de pulgas perto de orelhas, pescoço, rabo e regiões do abdômen
• Em alguns animais com parasitas intestinais não há sinais anormais evidentes. Exames microscópicos de rotina com amostras de fezes detectarão essas infecções.

Alimentando seu animal adulto

Alimentar seu pet com uma dieta de excelência especialmente formulada para adultos será a base para uma vida saudável. Seu veterinário combinará o tipo de comida (por exemplo, ativa, rica em fibras, com controle de tártaro ou peso) com o estilo de vida de seu animal, condição corporal e necessidades de saúde.

 

Dica Animal:

Animais envelhecem de 4 a 5 vezes mais rápidos que nós, então seus problemas de saúde também podem progredir muito mais rapidamente. Examine seu animal ao menos a cada 12 meses, e não deixe de visitar o veterinário se suspeitar de um problema.