Exame de sangue

Detectando e tratando problemas de saúde ocultosexame de sangue 2

Mesmo pets que parecem brincalhões, atentos e com a melhor saúde podem ter problemas médicos ocultos. Sem detectá-los, esses problemas poderiam crescer e se tornar condições sérias e até mesmo riscos de vida.

Testes de sangue são ferramentas essenciais para identificar doenças no primeiro estágio possível, quando ainda são tratáveis em sua maioria.

 

Seu veterinário pode recomendar exames de sangue para:

• Resguardar seu pet no desenvolvimento de problemas em potencial para que possam ser tratados antes que se tornem mais sérios.
• Se certificar que seu pet é saudável o bastante para certos medicamentos, particularmente se houver algum problema oculto, como rins ou fígado enfermos.
• Estabelecer um quadro básico do que representa boa saúde para seu pet, em particular.

 

exame de sangue 0Perguntas e respostas:

 

Por que meu cãozinho jovem precisa de exames de sangue anuais?

Quando testes básicos laboratoriais forem parte do exame anual de seu animal de estimação, os resultados são registrados. Seu veterinário pode então revisar o registro de saúde do seu pet em cada exame subsequente e apontar mais cedo qualquer anormalidade ou tendência a doenças, frequentemente antes que males mais sérios possam se desenvolver.

 

Minha gata de 8 anos é perfeitamente saudável, mas seu veterinário sugere uma série de exames de sangue como parte de seu exame anual. Por quê?

Animais mais velhos têm mais risco de condições crônicas, como doenças no rim ou fígado e problemas endócrinos. Realizando os testes em seu gato com mais frequência, espera-se perceber qualquer problema de saúde em potencial antes que se torne um risco de vida.

 

De que se trata o perfil de bem-estar veterinário?

O perfil de bem-estar inclui uma série completa de coleta de sangue, perfil bioquímico e testes de dirofilariose (parasita do coração). Para pets idosos (7 anos ou mais) é realizada uma série a mais de testes.

 

Uma ferramenta vital para filtrar doenças

Quando pets estão doentes, não podem nos dizer o que está errado. É nesse ponto que entram os testes laboratoriais, como o exame de sangue.

 

exame de sangue 3A importância de exames de sangue

Testes sanguíneos podem ser usados para detectar, tratar e prevenir doenças potencialmente perigosas.

Animais doentes ou mais velhos frequentemente têm mais de uma doença em processo afetando-os ao mesmo tempo, complicando diagnósticos e tratamentos.

Testes sanguíneos podem ajudar a apontar problemas específicos.

Além disso, alguns medicamentos podem ser danosos se seu animal de estimação possuir algum problema oculto, tais como doenças renais ou hepáticas. Nesses casos, seu veterinário pode pedir exames de sangue para se certificar que seu pet está saudável o bastante para o remédio.

Por fim, mesmo quando em animais jovens e saudáveis, testes laboratoriais auxiliam seu veterinário a estabelecer um quadro-base do que representa boa saúde especificamente para seu pet.

Testes sanguíneos são recomendados como parte dos exames anuais de seu pet. Assim, seu veterinário pode apontar mais cedo qualquer desvio na saúde, antes que se tornem mais sérios.

 

O que um exame de sangue procura em seu pet?

Um rol padrão de testes sanguíneos para cães e gatos normalmente buscam muitos tipos de problemas. Os exames de sangue mais comuns incluem:

• Uma contagem completa de células sanguíneas – provê informações importantes sobre os tipos e números de células sanguíneas no sangue de seu pet. Um número baixo de glóbulos vermelhos, por exemplo, pode indicar anemia, enquanto um número alto de glóbulos brancos pode indicar uma infecção, inflamação crônica ou outra doença em processo.

• Um perfil químico sanguíneo – particularmente importante para avaliar funções orgânicas (como em fígado, rins), eletrólitos, taxa de açúcar no sangue, procurando pistas de uma desordem endócrina presente, etc. Qualquer anormalidade ajudará a direcionar o veterinário de seu pet a qualquer teste mais detalhado de diagnóstico que se fizer necessário.

• Um teste de dirofilariose (parasita do coração) – que pode detectar evidências de dirofilariose.

Para prover um quadro completo, seu veterinário pode frequentemente combinar um panorama sanguíneo com outros tipos de testes laboratoriais, tais como análise de urina e/ou exame de fezes.

 

exame de sangue 4Seu veterinário pode recomendar um teste sanguíneo:

Antes que a anestesia seja administrada, como parte essencial da avaliação do paciente na preparação para um procedimento médico ou cirúrgico. Seu veterinário decidirá que testes são mais importantes a realizar.

Com parte do exame físico anual de seu pet, ambos para apontar problemas tão cedo quanto possível e desenvolver um quadro-base da saúde de seu animal de estimação.

Se seu veterinário suspeitar um problema de saúde e precisar de informações adicionais para fazer um diagnóstico mais completo ou mais específico.

Sempre que seu veterinário recomendar medicamentos para seu pet que podem ser contraindicados se ele ou ela tem certas enfermidades ocultas.

 

Como amostras de sangue são coletadas:

Seu veterinário normalmente pode coletar qualquer amostra de sangue necessária durante uma visita.

Em alguns casos, entretanto, amostras de sangue precisam ser coletadas em momentos específicos por um determinado período. Pode ser necessário que seu pet, nesses casos, seja mantido no centro médico por algumas horas ou, em certas circunstâncias, internado.

Dicas animais:

• Testes sanguíneos podem ser realizados a cada ano como parte do exame anual de seu pet.

• Pets mais velhos e/ou aqueles com condições médicas crônicas podem precisar de certos testes laboratoriais conduzidos mais de uma vez ao ano.