EXAMES
EXAMES
É melhor cuidar da saúde do que da doença, não é mesmo? Aqui na Praia dos Bichos realizamos o check-up veterinário preventivo, que começa com a consulta clínica e se estende a exames laboratoriais e de imagem, para o diagnóstico precoce de doenças, impactando diretamente na expectativa de vida do seu pet.
Também realizamos exames diversos para diagnóstico e monitoramento da saúde do seu cachorro ou gato, seja para acompanhamento na consulta clínica ou na internação.
Todos os exames estão disponíveis 24 horas e não precisam ser agendados. Afinal, mal-estar não escolhe dia e hora. Por isso, aqui na Praia, os cuidados com a saúde do seu animal são permanentes.
Conheça os exames que realizamos!
Citopatologia e Histopalologia
Serve para confirmar ou afastar a possibilidade de lesão. É feito através de análise microscópica do tecido animal, para averiguar a lesão, sua natureza, gravidade, extensão e causa da lesão.
Ecocardiograma (ou Ecografia)
Através de ondas de ultrassom, permite a avaliação do coração do animal (estrutura, tamanho e padrão de circulação sanguínea do órgão), buscando identificar cardiopatias e a adoção imediata de tratamento do problema, o que proporciona melhor qualidade e expectativa de vida para o seu pet. O exame é indicado ainda para avaliar a capacidade cardiopulmonar, verificando um possível edema pulmonar e a progressão de doenças cardíacas congênitas e, também, como pré e pós-operatórios, entre outros.
Endoscopia (alta e baixa)
Indicado para avaliação do estômago, esôfago e duodeno, para o diagnóstico de doenças digestivas, gastrite e tumores. Através da inserção de um tubo flexível com uma câmera na ponta, o veterinário também pode remover objetos estranhos ingeridos pelo animal (sem a necessidade de cirurgia), realizar a colonoscopia (para investigar o reto, intestino grosso e porção do íleo) e retirar pólipos para biópsia.
A endoscopia auxilia na identificação de doenças inflamatórias, úlceras e gastrites, entre outras.
Eletrocardiograma (ECG)
Usado para prevenção e detecção de doenças cardíacas congênitas, hereditárias ou adquiridas ao longo da vida animal. Avalia a atividade elétrica do coração, fornecendo informações sobre o estado cardíaco do seu cachorro ou gato, proporcionando ao cardiólogo traçar o plano de cuidado da saúde de seu pet.
Exames bioquímicos
Através da análise do sangue é possível identificar as concentrações e alterações das funções renais (ureia e creatinina), hepáticas (albumina e outras enzimas) e o nível de glicose no sangue. Com o resultado, pode-se saber se o animal apresenta mal funcionamento renal, doença inflamatória intestinal (ou colite), doenças do fígado e diabetes, por exemplo.
Exame coproparasitológico (de fezes)
Identifica a presença de vermes e protozoários causadores de doenças intestinais, como giardíase, isospore, ascaridíase (lombriga), ancilostomíase, entre outras. E, ainda, aponta desequilíbrio nutricional.
Exame de sangue
Através do hemograma e de exames específicos de sangue do animal, é possível detectar processos inflamatórios, infecciosos, anemias, alterações das plaquetas e a presença de hemoparasitas, como Leshimania, e vírus como Giárdia, Parvovirose, Dirofilaria (verme do coração), da imunodeficiência felina (FIV) e da leucemia felina (FeLV), entre outros.
Exame de urina
Recomendado para o diagnóstico de diabetes, doenças endócrinas, infecção urinária e para averiguação do sistema renal. Também indica a falta de nutrientes.
Exames oftalmológicos
Realizado pela oftalmologista veterinária para verificar a estrutura ocular e detectar se o seu pet apresenta alguma lesão ou problema de visão, como catarata, úlcera de córnea, glaucoma, conjuntivite, entre outros.
Raios-X
A Radiografia é usada para ver a estrutura óssea, ligamentar e muscular do seu animal. Esse exame, associado à análise clínica, permite ao veterinário identificar fraturas, luxações, ligamentos rompidos, corpos estranhos e tumores). Esse exame precisa ser agendado.
Rinoscopia
Com essa técnica é possível analisar a cavidade nasal do pet, identificando as causas de problemas como, espirros frequentes, secreção e sangramento nasal constantes, dificuldades respiratórias e deformação facial. Com esse exame, o médico veterinário vai analisar a melhor forma de tratamento: medicamentosa ou cirúrgica.
Ultrassonografia
É um exame de imagem que permite a visualização e a medição de alguns órgãos, como baço, bexiga, fígado, estômago, rins, pâncreas, vesícula, intestino, coração e outros. As alterações nesses órgãos podem ser um indicativo de doenças inflamatórias, infecciosas e neoplásicas (câncer), entre outras.